sábado, 24 de outubro de 2009

Tristeza

Hoje vou falar da tristeza.

Falo aqui da tristeza e com todo o respeito por todos aqueles que a sentem neste momento, digo que a tristeza não é tão triste assim.
A tristeza é um sentimento que se possível o desprezaríamos com todo o gosto, mas reparem que todos nós, a qualquer momento da nossa vida usamos a tristeza para nossa própria alegria.
Como poderíamos nós confortar o nosso melhor amigo se ele nunca estivesse triste? e não temos na verdade um grande prazer quando conseguimos devolver-lhe a alegria?
Como o faríamos sem a tristeza?, diz-me tu companheiro, como apreciarias tu a felicidade e a alegria sem conheceres a tristeza?

pensem nas pessoas que foram famosas por serem eternamente tristes; poetas, músicos, pintores, escultores e muitos mais, que talvez nos cruzemos com eles todos os dias pelas nossas ruas.
E aqueles que se tornaram os melhores amigos por se conhecerem num momento de grande tristeza?
Talvez todos nós precisemos ás vezes de um pouco de tristeza para parar, reflectir e então decidir!
Não serão por acaso as horas de grande tristeza e nostalgia, as mais apropriadas para se tomarem a maior parte das nossas grandes decisões?
Haverá alegria sem tristeza?
Por tudo isto vos digo, não desprezeis tanto a tristeza, mas também não demoreis com ela nos vossos corações por muito tempo.

A minha frase do dia:
"Se a tristeza vem devagarinho e de mansinho, olha a tua volta porque é aí que reparas na beleza de uma simples flor"

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Arrogância

Hoje, o primeiro sentimento em que eu tive que tropeçar logo que saí de casa foi a arrogância, não foi nada agradável, senti como um "Estalo" na face dada por uma mão que pesa uma tonelada, essa tonelada foi a medida do desprezo que senti na hora por pessoas que me oferecem esses momentos.

Sabendo que os arrogantes são caracterizados por pessoas isentas de humildade, enquanto eu sou humilde, sabendo que os arrogantes são caracterizados por pessoas que não querem ouvir os outros, enquanto eu adoro ouvi-los, sabendo que os arrogantes não gostam de aprender algo que não sabiam através de alguém que não está ao "seu" nível, enquanto eu aprendo com tudo e com todos, também sei que a sua altivez e vaidade são uma arma mal disfarçada para encobrir a sua enorme falta de auto-estima e auto valorização.

A dor do Tal "Estalo" depressa passou, a única coisa que senti logo de seguida foi Pena, "coitados".

A minha frase do dia:
"O Êxito (ou pseudo-êxito) sem Amor, fabrica nos homens a arrogância"

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Felicidade aos bocadinhos

Eu gosto desta felicidade que me vem aos bocadinhos, não cai na fraqueza, vem sempre encher algo que estava a esvaziar, aprecio melhor assim, nunca chega a brotar mas também não chega a faltar, é o equilíbrio perfeito para o prazer de viver cada dia, cada semana, etc etc.
Hoje acordei pouco feliz, pensei logo naquelas coisas chatas que tenho que resolver. falta de dinheiro, por exemplo!
Uma hora depois estava feliz, recebi uma boa noticia e que era importante para mim, nesse momento deliciei-me, degustei ao máximo esse momento, absorvi tudo o que tinha de bom para alimentar a minha alma. Foi muito bom.
Algum tempo depois, lá vem mais uma desilusão....bolas.....colegas que não conseguem dizer uma verdade de forma directa, tenho que dar voltas e voltas aos meus neurónio para perceber a mensagem, só porque a mesma não era boa para mim.

A minha frase do dia:
"Como toda a felicidade do mundo não cabe no meu coração, eu sou feliz com a migalha que simplesmente me faz sorrir e até chorar"