sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Á minha sobrinha RITA do mundo "Cor de Rosa"

Oscar Wilde


É Absurdo Falar da Ignorância da Juventude


"Para r
ecuperar a minha juventude era capaz de fazer tudo no mundo, excepto ginástica, levantar-me cedo, ou ser respeitável. A Juventude! Não há nada que se lhe compare. É absurdo falar da ignorância da juventude. Hoje em dia só tenho algum respeito pelas opiniões das pessoas muito mais novas do que eu.
Parecem-me estar à minha frente. A vida revelou-lhes a sua última maravilha. Quanto aos velhos, contradigo-os sempre. É uma questão de princípio. Se lhe pedirmos opinião sobre uma coisa q
ue aconteceu ontem, eles dão-nos solenemente as opiniões correntes em 1820, quando as pessoas usavam golas altas, acreditavam em tudo e não sabiam absolutamente nada."

in "O Retrato de Dorian Gray"

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O Ser Humano

É incrível que, com tantos defeitos o ser humano seja um ser tão completo.
Não se estima, não se cuida e o entanto tem ao mesmo tempo uma enorme capacidade de se curar a si próprio.
É capaz de matar com toda a frieza e facilidade, no entanto procria e gera novas vidas.
É um ser com limitações, tem que descansar, tem que repor energia, no entanto quando é preciso é capaz de trabalhar 24h horas seguidas.
Tem uma capacidade fantástica de amar, de mimar, de bem querer, mas consegue odiar tanto ou mais que isso.
Tem o dom da dádiva, a bondade de dar, mas consegue tanto e tão facilmente tirar.
Tem a capacidade de sorrir, mas prefere chorar.
Tem a fantástica capacidade de pensar, mas quase sempre age sem o fazer.
No entanto tem algo que sabe usar muitas vezes e com grande mestria; a LÁGRIMA.
Porque chora por Alegria, por Felicidade, por Dor, por Pena, por Desilusão, por Luto, por Orgulho, por Raiva, por Medo, etc , etc.
A LÁGRIMA é que nos comanda?
Não devia ser o AMOR?

A Minha frase do dia:
" Quem ousa amar deve saber que pode doer, quem ousa Sorrir deve sentir esse poder, mas quem ousa chorar sabe sentir, viver e amar"

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Hipocrisia Convencional

lá fora está gente que ri, está gente que chora, está gente que ama e sentem-se louvados.
Se calhar está tu ai a sofrer como se o mundo fosse só esse quadrado.
Se calhar estás aí a sofrer como se só tu estivesses irado, a sofrer como se só tu estivesses infeliz, a sofrer pelo que fizeste ou até pelo que não fizeste.
Com certeza que ou outros lá fora, também estão tristes, também estão a sofrer também não "fazem" algo que deviam , não fizeram ou não vão fazer, e nem por isso estão a sofrer; ou estão e tu não sabes.
Não serás o único, todos sofrem em segredo e fingem fora desse quadrado, mas isso é normal na nossa sociedade, tem mesmo que ser, chama-se hipocrisia convencional.

A minha frase do dia:
" Muita gente tem alma de déspota, disfarçados de gentis senhores, numa sociedade de "bem" em que não existe a verdade e ninguém, realmente sabe quem é quem"


terça-feira, 27 de outubro de 2009

Social

Para mim, a nossa sociedade é como um fato apertado e desconfortável que tenho que usar durante uma festa, só que eu; e sem ninguém saber, não aperto todos os botões.
Faço-o sem ninguém saber, sem ninguém notar, porque embora a minha vida seja um livro aberto a minha alma é um circulo fechado.


A Minha frase do dia:
"Tolera, aceita e deixa viver, terás sempre a tua "alma" e o teu "eu" secretos, que te dão a capacidade de pensar e sentir o prazer"

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Angustia

Chove, o dia está escuro e tu sentes-te como o "cavalo" de O'Neill*, é doloroso, dói sem se notar, dói sem se sentir.
Mas dói, está lá!
A angustia não dói como um dente que te faz ficar com expressão de dor e tortura, não doi como um golpe sangrento em que ficas pálido e com expressão de esgar, não dói como um a topada que te faz torcer todo o corpo e e fechar os olhos para prender as lágrimas, não dói como uma cotovelada que te faz sentir um choque eléctrico a percorrer todo o corpo.
Mas dói, está lá!
Dói como se tivesses perdido uma parte de ti. dói como se tivesses perdido o amor, dói como se tivesses perdido um amigo, mas não perdeste nada disto.
Chama-se angustia, não sei bem porquê, talvez por se tratar de algum ressentimento, talvez porque chega a qualquer momento, sem alento nem desalento.
Chega e pronto, faz o tormento.

A minha frase do dia:

"Se todos os dias quando acordares, pensares "hoje vou escolher ser feliz" vais ter todo o universo a teu favor."

*
«Você tem-me cavalgado seu safado! / Você tem-me cavalgado, / mas nem por isso me pôs a pensar como você./Que uma coisa pensa o cavalo; / outra quem está a montá-lo»
do Poema "A história da moral"